Vamos falar de tecnologia?

Cinco razões para escolher um windows phone

No início de 2015 eu havia decidido comprar um celular novo. O meu Samsung com android já não mais me satisfazia como era esperado e os travamentos constantes ao ponto de precisar remover a bateria me fizeram chegar ao limite. Eu estava afim de mudar e por indicação de um amigo resolvi investir num Windows phone que achei numa promoção de natal na internet. Após uma intensa pesquisa resolvi comprar o Nokia Lumia 930 e admito que me surpreendi com a qualidade do aparelho e do sistema operacional. Desse modo venho hoje dividir com vocês algumas experiências que tive e ainda tenho com o aparelho.

1ª – As Live Tiles

A princípio quem está acostumado com o padrão android/IOS de uma tela com ícones redondos separados por um espaço lado a lado pode achar estranho o visual do Windows phone. As live tiles muitas vezes passam um visual menos limpo e como diria um amigo meu “meio tétris”, mas garanto que logo vocês se acostumam com elas e com a facilidade de personalização que elas proporcionam. Você pode escolher entre três tamanhos e em que posição elas ficam na tela, e isso facilita muito quando a sua tela é muito grande ou a sua mão muito pequena. Além disso você pode optar por deixar a live tile transparente com o uso de programas e o visual estético melhora consideravelmente.


2ª – A fluidez do Windows phone

Assim como o IOS da Apple o Windows Phone é inteiramente construído pela fabricante do celular desde quando a Microsoft comprou a divisão de fabricação de celulares da Nokia. Essa é uma vantagem em relação ao android visto que o sistema operacional é totalmente construído para ser executado no aparelho, permitindo que ele use de forma mais eficiente a potência do celular. Ao contrário dos aparelhos android que necessitam de configurações cada vez mais robustas para entregar um bom desempenho, o Windows Phone é capaz de fazer mais com menos e executar tarefas com um consumo bem menor de memória, fazendo com que mesmo os aparelhos mais simples com 512 mb não percam em produtividade em comparação aos similares. Muito dificilmente você se verá numa situação onde o seu aparelho irá travar ao ponto de ser necessário remover a bateria do dispositivo e com certeza vai conseguir executar várias tarefas ao mesmo tempo. Você pode estar jogando e alternar entre as telas para responder uma mensagem para logo em seguida retornar ao jogo sem nenhum engasgo.

3ª – Os aplicativos

Quando falo em Windows Phone muita gente torce o nariz e vem com o velho discurso “mas Windows phone não tem aplicativos”. Isso era verdade até a versão 7.8 quando o sistema ainda engatinhava, mas no Windows 8.1 a história é completamente diferente! Praticamente todos os aplicativos que eu utilizava no android eu utilizo hoje no meu Windows Phone e não tenho do que reclamar. Alguns dizem que a loja da Microsoft é menos robusta do que as da concorrência e isso de fato é verdade, entretanto, a quantidade de aplicativos repetidos ou de qualidade duvidosa (por quê alguém usa a tela quebrada?) caem drasticamente e isso se reflete diretamente na segurança do dispositivo com uma chance mínima de instalar um vírus que vai lhe dar uma grande dor de cabeça. O grande problema dos aplicativos é falta de interesse por parte dos criadores em trazerem suas versões para a plataforma e com isso quase sempre há um atraso em comparação ao IOS e Android. O que não chega a ser um grande empecilho visto que muitos aplicativos acabam ganhando versões próprias do Windows Phone, como é o caso do 6tag que emula o Instagram de forma excepcional e não devendo em nada para o “original”. Além disso ainda temos aplicativos nativos da Microsoft como o Office original, o Outlook, o Here Maps, o Lumia Camera e a Cortana. E falando em Cortana essa é o grande destaque entre os aplicativos. A Cortana é uma assistente pessoal que faz tudo para você, desde agendar uma reunião, abrir aplicativos com comando de voz e até checar a previsão do tempo. Além disso ela aprende os seus hábitos e filtra as melhores opções sem que você precise pedir isso a ela. E ainda por cima ela canta (muito bem por sinal) e conta piadas (não tão bem assim). Tudo isso de uma forma informal e bastante objetiva que as vezes te faz esquecer que você está falando com uma inteligência artificial. Enfim, se os seus problemas são aplicativos eu lhe digo: compre sem medo! Você vai se surpreender como eu me surpreendi.



4ª – A câmera

Quando se fala em fotografia celular não se pode esquecer de citar os Lumias. Com um complexo sistema de lentes Carl Zeiss e a tecnologia Pure View que combina vários pixels para formar uma imagem com qualidade superior, as câmeras dos Lumias estão entre as melhores do mercado. E além da tecnologia empregada ainda conta com o melhor aplicativo de câmera nativo que você poderá encontrar, o Lumia Câmera. Com ele você pode alterar o tempo de abertura da lente, a velocidade do obturador, o balanço do branco, foco, além de gravar vídeos em 4k. Não obstante ainda tem um modo HDR chamado rich capture que deixa suas fotos com uma qualidade ainda melhor. Combinando tudo isso temos uma câmera com qualidade excepcional que me proporciona fotos incrivelmente nítidas sem a necessidade de carregar uma câmera semi profissional o tempo todo. Se você gosta de fotografia como eu então o Windows Phone é a escolha certa para você.



5ª – Windows 10

Eis a atualização mais esperada para os usuários do Windows Phone. A Microsoft já anunciou para dezembro de 2015 a atualização gratuita do Windows 8.1 para o 10 que vai trazer grandes mudanças no sistema operacional. Terá uma mudança sutil nas live tiles que deixarão o visual mais limpo e organizado, além de melhorias na câmera e sincronização com todos os seus dispositivos que usarem Windows 10. Além da tão aguardada Cortana em português os novos dispositivos terão um só sistema operacional, o Windows 10, que na prática trará os mesmos aplicativos tanto para celular quanto para os que você já usa no seu pc/tablet/ notebook, assim a loja do Windows passa a ser uma só para todos os seus dispositivos. Outra novidade é o Windows Continuum que permitirá ao usuário transformar o seu celular em um desktop possibilitando que você possa utilizar todos os recursos disponíveis no seu pc em qualquer lugar. Juntamente com o Windows 10 a Microsoft anunciou uma nova linha de smartphones para suceder os lumias 930 e 1520, os chamados lumia 950 e 950 XL todos já com Windows 10 de fábrica e uma excelente configuração que já está me fazendo querer trocar de aparelho logo em dezembro novamente.


Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado deste meu artigo e que tenha sido de alguma forma esclarecedor para os que ainda tem alguma dúvida se devem ou não mudar de sistema. Não tenham medo da mudança, arrisquem, experimentem e se deem uma chance de tentar algo novo assim como eu fiz. Creio que dificilmente irão se arrepender!


Share:

0 comentários