O primeiro a gente nunca esquece

"Quem é você, Alasca?"


Olá pessoal. Infelizmente este livro não foi o meu primeiro do John Green. Estou falando do primeiro dele! Green (conhecido pelos fãs como "João Verde"), teve seu primeiro romance "Looking for Alaska" publicado em 2005, traduzido como "Quem é você, Alasca?" no Brasil e com publicação em 2010 pela editora WMF Martins Fontes (no entanto a Editora Intrínseca comprou os direitos do livro e vai relança-lo esse ano com uma capa feita pelos próprios leitores). 
O livro possui várias opções de capa de acordo com cada país que foi publicado (acima a minha, mas se eu pudesse teria todas). Estas são algumas das capas: 




Qual vocês preferem? 

Voltando!
Sempre que vejo alguém falando desse livro, na maioria das vezes é positivamente. Creio que neste livro, Green realmente conseguiu tocar muitas pessoas. 
Na minha humilde opinião, "Quem é você, Alasca?" e "A culpa é das estrelas" (outro livro do Green), podem concorrer páreo a páreo no quesito "melhor livro do John Green", porém, pelo fato de "Quem é você, Alasca?" levar o leitor a ter um choque emocional e uma surpresa inimaginável, consegue ter ponto 10, enquanto ACEDE (abreviação de A culpa é das estrelas), tem ponto 9. 
(Você é louca por ACEDE e prefere o outro livro? É!)

Foi o meu segundo livro do Green, depois de ACEDE. Não tive spoiler de ninguém, apenas comprei o livro e li. Até então tudo bem. Miles (personagem principal) queria descobrir o seu "Grande Talvez", e o fez na faculdade. Conheceu O Coronel (Chip) e o Takumi, e então... eles apresentaram Alasca Young para Miles. Cabelos claros, olhos azuis, louca, maluca, nao vivia sem um cigarro ou sem beber. Namorava. Tudo certo até ai. Miles vivia como um garoto normal na faculdade, apaixonado pela garota mais velha com amigos que estavam ali pra toda hora. 

As coisas mudam! MUDAM! No "Depois". (Ah sim, esqueci de mencionar, o livro possui duas partes, o antes e o depois).

E então eu desabei no choro. Sim! Quando chegou no "depois", eu apenas virei a folha, li, e parei. Sentei na cama e voltei a folha pensando que tinha esquecido de ler alguma parte, mas não. Eu não havia esquecido de ler e eu estava lendo o que eu estava lendo (outras pessoas que conversei também tiveram a mesma reação). Então eu chorei, chorei e chorei porque eu estava frustrada com John Green e frustada por conta daquele livro, não queria mais lê-lo. Mas terminei. E valeu ler cada página e finalmente terminar o livro (em quatro dias pela frustração, senão seria menos). 

Descobri que algumas amizades valem mais a pena do que pensamos valer, principalmente aquelas amizades malucas e totalmente fora da casinha. E o mais importante: quando a gente ama alguém, não devemos deixar este alguém partir, não devemos deixar pra aproveitar cada segundo no depois. O antes é o que importa, o agora é o que importa.

Esta é minha dica literária pra vocês. Quem é você, Alasca?. O Miles descobriu quem é Alasca Young, eu descobri quem é Alasca Young e você? Que tal descobrir também?

Beijos. Cranela.

Share:

0 comentários