Maze Runner: Correr ou morrer

"Ela é a última. Tudo vai mudar"



"Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam "A Clareira", um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito." Assista aos trailers do filme (eu prefiro o segundo):





É com essa maravilhosa e angustiante sinopse (e trailers) que eu começo o post de hoje. Maze Runner (James Dashner) é uma trilogia com um quarto livro extra (compre aqui pela saraiva), que conta a história de garotos que vão parar em um labirinto sem se lembrar de nada. Este abre os "portões" pela manhã e fecha a noite. Só uma coisa importa: correr.

O filme do primeiro livro (título do post/sinopse acima) estréia hoje nos cinemas. Preciso arrumar uma vaguinha para ir correndo assistir. Enquanto isso, vou intrigar vocês com a sinopse dos outros dois livros e do extra (ps.: ainda não li, mas ouvi muita coisa boa)

Editora: Vergara e Riba
Páginas: 426
Edição: 1
Ano: 2010
Classificação: Literatura Estrangeira - ficção terror/suspense


"Maze Runner: Prova de fogo: O Labirinto foi só o começo… o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo. Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar. Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar." (MEU CORAÇÃO) 

Editora: Vergara e Riba
Páginas: 400
Edição: 1
Ano: 2011
Classificação: Literatura Estrangeira - ficção terror/suspense

Assista ao book trailer:




"Maze Runner: A cura mortal: Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível, uma solução mortal, sem retorno."

Editora: Vergara e Riba
Páginas: 364
Edição: 1
Ano: 2012
Classificação: Literatura Estrangeira - ficção terror/suspense

Assista ao book trailer:


"Maze Runner: Ordem de extermínio: Antes de o CRUEL existir, antes que houvesse o labirinto e muito antes que Thomas ingressasse na Clareira, as chamas solares assolaram a Terra e destruíram o mundo que a humanidade considerava salvo...Mark e trina estavam lá quando tudo aconteceu, e sobreviveram. Mas sobreviver as chamas foi fácil se comparado ao que viria depois. Agora, um vírus que toma conta da mente com violência e dor se espalha por tudo lug e existe algo muito suspeito sobre sua origem. Pior ainda: ele está em mutação e as evidências sugerem que a humanidade se ajoelhará diante do caos, prevendo uma morte inevitável e assustadora. Mark e Trina estão convencidos de que existe uma maneira de salvar os poucos que restaram. E estão certos de que podem encontrá-los. Porque neste novo e devastado mundo, cada vida tem um preço. A sua também. E para alguns, você vale muito mais morto do que vivo." 

Editora: Vergara e Riba
Páginas: 379
Edição: 1
Ano: 2013
Classificação: Literatura Estrangeira - ficção terror/suspense

"Maze Runner: Arquivos: Neste volume o leitor terá acesso a documentos confidenciais: e-mails entre os funcionários do CRUEL, memorandos que deveriam ter sido destruídos logo após serem lidos e uma seleção das lembranças de alguns Clareanos. Todos esses arquivos compõem mais esta joia escrita por James Dashner e ilustrada por Marcelo Orsi Blanco, que oferece um olhar único para o mundo de Maze Runner e uma leitura obrigatória para os fãs da saga. Logo que tiver acesso a estas informações, o leitor saberá claramente se o CRUEL é bom ou não..."

Editora: Vergara e Riba
Páginas: 73
Edição: 1
Ano: 2014
Classificação: Literatura Estrangeira - ficção terror/suspense

E o elenco? O que vou falar? Sou suspeita... A Kaya é do elenco. Tô emocionada. Enfim, vamos conferir oito atores que estarão na trilogia:

Dylan O'Brien: Thomas

Kaya Scodelario: Teresa

Aml Ameen: Alby

Will Pouter: Gally

Thomas Brodie-Sangster: Newt

Ki Hong Lee: Minho

Chris Sheffield: Ben

Patricia Clarckson: Ava Paige


Vamos ver o que alguns leitores falam sobre o livro:

Júlia Marães Paes: Durante toda a leitura de Maze Runner: Correr ou Morrer eu me senti envolvida na história ao ponto de parecer que estivesse no labirinto com os demais clareanos: Correndo, temendo o amanhã, e, ainda assim, buscando-o incessantemente. 
A "hierarquia" presente na Clareira foi um ponto muito interessante, principalmente pelo fato inédito de um protagonista (Thomas) não ter sido mostrado, desde o início, como herói e elemento diferencial da história- ele foi tratado como um "trolho fedelho de mértila" e um monte de "plong" como qualquer outro.

A ação presente no livro não é superficial e somente sangrenta, ela é apresentada de forma reflexiva e inteligente, e cada segredo sobre o labirinto e o CRUEL, por mais confuso e errôneo que seja, se completa de uma forma surpreende no fim, causando apenas mais apreensão no leitor e necessidade de iniciar a leitura do segundo livro.

O que mais me impressionou em todo o livro foi a capacidade do autor de escrever uma distopia, dentre tantas, cujo romance não fosse o centro da história, mas apenas mais um aspecto maravilhoso desta, e, ainda assim, conseguir manter-se no mesmo nível- ou até superior- das demais distopias.

Maze Runner: Correr ou Morrer é, sem dúvida, o livro que mais gostei da série- tanto que mal posso esperar pelo filme- assim como a série se tornou uma das minhas prediletas. O único aspecto realmente ruim que consigo citar de Maze Runner é o fato de ter acabado do 4º livro.

Millena Marques: A gente não entende que o livro é uma distopia até o final. Maze Runner é assim, um mistério depois do outro. E eu já esperava tudo isso da obra desde que vi uma resenha no youtube - desculpem não lembro de quem foi. E mesmo com essa onda chatíssima de distopias adolescentes que o mundo literário vem experimentando, vale muito gastar um dia com esse livro. Principalmente se assim como eu você é um apaixonado(a) por ficção científica.

Thomas carrega metade do mundo nas costas. Como todos os outros "clareanos" ele não consegue se lembrar de quem é, de onde veio, ou para onde vai. Tudo que ele tem são informações especiais para a vida dentro da Clareira. Coisas como, noção de espaço e perigo, cálculos e até nome de animais. Basicamente, a única coisa que foi retirada das memorias deles foi a identidade pessoal de cada um. Exceto o primeiro nome. Isso eles lembram. 
Mesmo com todas as dificuldades, a Clareira não é nenhum inferno. A leitura é tão agradável que você chega a se questionar se é melhor mesmo eles optarem por saírem do labirinto e voltarem para casa. Eles são como uma grande família. Tem o mal humorado. O retardado. O chefão. O coração mole e é claro, aquele cara que te mata de rir só por ser irônico, a.k.a Minho.


Então é isso ai galera, espero que tenham gostado e que me digam o que acharam do filme, pois depois conto o que achei pra vocês. 

Informações: Maze Runner BR

BEIJOS, CRANELA.

Share:

0 comentários