Happy Valentine's Day
Estar apaixonado é tão comum quanto trocar de roupa ou fazer uma refeição. Comum e fácil, mais para uns do que para outros. Cá entre nós, se apaixonada é uma delícia, mesmo que haja os baixos, os altos compensam uma paixão avassaladora daquelas de não querer se desgrudar um do outro nem por minutinhos. Mas desgrudem! Vocês vão odiar ser apaixonados que não se contentam em ser chiclete e sim aqueles que grudam e não saem jamais.
No entanto, o bom velhinho (que não é o papai noel) não concordou com a ordem de "basta" para os casamentos e continuou realizando-os, até ser descoberto, preso e condenado à morte.
Na prisão, Valentim recebia milhares de cartas de jovens que dirigiam-se a ele dizendo que ainda acreditavam no amor. Ele morreu no dia 14 de fevereiro, executado e visto como um dos grandes reconhecedores do amor e mártires. Desde então, no dia de sua morte é comemorado o dia dos namorados, onde casais apaixonados e que acreditam no amor, trocam presentes e carícias, além de juras. Há de se dizer que vários casais escolhem justamente este dia para firmar os votos de compromisso perante às leis de Deus.
Já no Brasil o dia dos namorados é comemorado dia 12 de junho em decorrência da antecedência do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo "casamenteiro". Frei Antônio foi procurado por uma jovem que tinha o sonho de se casar mas não possuía dotes. Este lhe aconselhou a ter muita fé e de quebra a abençoou. Alguns dias depois, a moça recebeu toda a quantia necessária para realizar o tão sonhado casamento.
A história se espalhou pelo mundo todo e fez-se acreditar, principalmente pelos mais fiéis, que Frei Antônio era capaz de "arrumar" casamentos. O mais engraçado de tudo é que, caso a oração não dê muito certo, a imagem que remete o santo é castigada de várias formas. A mais conhecida é deixá-lo de cabeça para baixo dentro de um pote com água, no entanto, há aqueles mais "radicais" que congelam o pobre do santo até que ele lhes concedam a graça.
Um dos rituais do casamento é quando a noiva joga o seu buquê. A "sortuda" ou "ferrada" que pegar é a próxima pessoa a se casar. No entanto, nos dias de hoje o Santo Antônio foi inserido nesta brincadeira e, ao invés do buquê, algumas noivas usam a tradição de jogar dentro 3 à 6 bonecos de pano do santo. As sortudas não casam e sim namoram. As que já namoram terão mais bençãos ainda.
A alguns dias atrás eu fui ao casamento de uma grande amiga e ela utilizou deste ritual. Foram seis bonequinhos jogados. Eu nunca peguei nenhum buquê, mas fui para o meio da rodinha pela brincadeira. Acreditem se quiserem, peguei um dos santinhos e ele nem sequer veio em minha direção. Vai entender! Enfim, estão me "zoando" por toda a eternidade porque eu peguei o bichinho. Não brinquem com coisa séria. Estou namorando o jornalismo e a Branca de Neve e a Cinderela, ah, tem The Walking Dead também e não podemos esquecer do chocolate com o blog.
Ps.: tenho uma relação viral com o café. Ainda não é namoro.
Espero que tenham gostado e Happy Valentine's Day.
BEIJOS, CRANELA.
0 comentários