Marvetes vs DCnautas. Quem tem razão?


Pergunta simples e de fácil solução? Nem tanto, afinal de contas, estamos falando de gosto pessoal. DC e Marvel formaram seus exércitos de seguidores ardorosos e canastrões para defender suas propriedades intelectuais em fóruns nerds, comentários em sites e discussões de bar (sim, por que só falar de futebol, bunda e política se tornou chato). Cada uma dessas editoras trabalha com seu viés na construção dos personagens heroicos que aprendemos a admirar em valores, gostar em traços e histórias e odiar pela repetição sem fim das mesmas formulas de "retcon" e "reboots". 

Sendo assim, é complicado quando se tenta expressar uma ideia sobre algo (hahaha) tão "bobinho", fã é fã. Porém, mesmo em dias que o respeito a opinião alheia, a liberdade e todas lutas contra a repressão estão em voga, alguém ainda se acha no direito de xingar e brigar por pelo abstrato mundo ficcional construindo em torno dos fantoches heroicos, vendendo um falso modelo de perfeição. Qual a finalidade dessas discussões? Quem ganha no final? Analisando a situação, podemos dizer que ninguém, nem mesmo as editoras. Uma vez que a venda dos quadrinhos só diminui e cada vez mais todos se acham no direito de opinar sobre o herói que conheceu no "blockbuster" de semana passada. Por que então ainda persiste a briga dos fãs de DC e Marvel? É fato que a "casa das ideias" já deixou sua marca nos cinemas. 


Com excelentes filmes, e todo o marketing produzindo a editora conseguiu se colocar mais uma vez como grande rival da Detective Comics. Contudo, nas páginas coloridas ainda toma um banho da editora mãe de Superman na somatória anual. Com títulos mais consistentes e ícones elevados ao status de deuses, todos os anos as vendas de quadrinhos fecham favoráveis a DC.  Ainda assim, Marvel consegue manter títulos específicos na liderança de venda. E nesse ponto mora a base argumentativa de muitas discussões, números. Para muitos denotas quantidade de fã, esquecendo que qualquer entusiasta pode comprar aleatoriamente um título por mera curiosidade.  Mas, como disse: "Fã é fã." Nem o melhor debate, vai fazer o Homem de ferro mais inteligente que Batman. Superman mesmo datado, comove os patriotas americanos em seus valores morais e nada mudará esse panorama (É fato que esse herói perdeu muito de seu respeitado legado com as décadas.). Já o Hulk, sempre vai bater todos os heróis da concorrência. Os motivos descritos apenas servem para "marvéticos" e "dcnauticos" fazerem piadas e ofender. Mesmo, sendo difícil afirmar, tudo não passa de desculpa. No fundo, é uma tentativa extenuante de impor à própria opinião. Claro, existem os fãs antigos, pessoas que realmente sabem do que falam, mas esse pessoal, já perdeu a razão há muito tempo. Em dias de comercio, não é mais fidelidade que se busca, são os números. 


EMIR BEZERRA, COLUNISTA

Share:

0 comentários